sexta-feira, 7 de junho de 2013

Joamir Souza

          Taí um cara que me surpreendeu.
       Fui para uma O. T. (orientação técnica), uma espécie de palestra ou curso, para professores de matemática da Rede Pública da zona Sul, onde leciono há anos, e lá me deparei com esse professor e escritor. Foi interessante. Na verdade, foi muito interessante.
       Saí de lá surpreso, com muitas ideias e mexido, no melhor dos sentidos, como há tempos não me sentia.
       Joamir Souza é professor de Londrina e escritor da FTD (que bancou toda a palestra). A princípio notou-se que era bem jovem (mas eu também sou, e daí?) e que suas ideias e dicas tinham embasamento na prática, na realidade de quem trabalha em escola pública, além da desenvoltura e carisma de quem é dedicado ao que faz etc. 
       Ufa! foi um alívio...
       Há muito tempo vemos teóricos e especialistas diversos, suas oratória e retórica tão distantes da realidade, mas não foi o caso ali: vi um professor conversando com centenas de outros professores. Uma conversa franca, limpa e honesta. Uma pena não poder conhece-lo mais de perto, trocar impressões, falar projetos etc., mas valeu ao menos tê-lo ouvido.
       Precisamos de mais colegas assim. De homens e mulheres de fato comprometidos. Uma pena também não perceber a mesma reciprocidade dos demais colegas presentes: suas queixas, suas críticas infundadas e a mesma má vontade de sempre. Professor reclama muito de aluno mas às vezes se parece muito com estes. E com os piores, aliás.
       Parabéns Joamir, surpreendeu-me de fato.