quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Presídio

Todos presos, pouco saber.



            Já disse que escolas deveriam ser proibidas? Então eu repito: deveríamos PROIBIR o acesso às escolas! Restringir a entrada, impedir que todos tenham contato, restringir ao máximo possível...
             Pronto, já posso imaginar a loucura que seria: jovens brigando pelo conhecimento, pela chance de se tornarem um dos poucos a frequentá-la, apreciá-la, cortejá-la*.
              Ao contrário disso, o que fazemos é universalizar a educação, obrigar milhões de jovens a frequentarem um ambiente desinteressante por 12 anos consecutivos, ininterruptos, como se tudo fosse uma tortura infinita. E mais: cobramos deles resultados, dizemos-lhes que serão o futuro, que farão faculdade, que terão um emprego... 
            Já disse também que jovens em via de regra têm total desprezo pelo conhecimento oferecido nas escolas. E justamente ela, a escola, imputa-lhe o fardo de assimilar e gostar de conteúdos extremamente abstratos, confusos e desgrudados de nossa realidade.
            Por isso reitero minha proposta: vamos proibir a escola. Vamos bloquear suas entradas, impedir o livre acesso, torná-la para poucos. E tratar o conhecimento como ele merece, com respeito e admiração, com paixão e seriedade.
            Uma vez que um jovem indivíduo consiga penetrar o bloqueio escolar, decerto, perceberá o quão grande é o mundo, o universo. E lhe dará os devidos créditos. Lhe fará as necessárias honrarias e reverências. 
             É isso. É assim que o caos tomaria o rumo de casa.









*(Joga no Google. Se vira)