quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Erro

Tudo esta um erro só.



              Tenho alunos que vão passar de ano. Na verdade, todos os alunos irão passar de ano. E isso ocorrerá não por uma competência espetacular, resultado de estudos e dedicação, mas sim por uma regra burra e surda. Uma regra que não ouve os gritos aflitos de todos nós professores e professoras, de pais e mães que se importam com a educação e o futuro de crianças e jovens estudantes.
               É simples assim de explicar: tenho muitos alunos que tiraram nota zero o ano inteiro, alunos completamente ANALFABETOS e que depredam a escola. Alunos que picham, sujam e agridem outros alunos e até mesmo alguns professores. E esses alunos serão automaticamente aprovados, todos eles (sem nenhuma exceção).
              Sinto-me patético em dizer, mas tudo isso é caos. Não encontro outra palavra.
              Os especialistas e inventores dessa Progressão Automática cometeram um grande erro. Não faziam ideia do que se passa nas escolas localizadas no extremo da periferia. Lá, o contexto é outro. Bem diferente de qualquer realidade plausível às suas teorias e deduções.
              É isso. Simples assim. Dos quase 200 alunos que tenho nas 5.ª séries, em escola pública, 100% deles serão aprovados ainda mesmo que uma quantidade imensa destes não saibam sequer escrever o próprio nome corretamente, ler e escrever um texto ou calcular o básico que se espera. 
             Então eu pergunto: aonde esses jovens estarão trabalhando daqui há 10 anos? A quem estarão servindo (ou não), e do quê estarão dependendo para sobreviver? Resposta: caos.