quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Geração Smarphone
Resultado de imagem para geração perdida

        Hoje uma professora desabafou sobre o descaso de muitos alunos. O desinteresse e a completa falta de compromisso com os estudos de parte significativa dos estudantes é abissal.
       Vivemos tempos de  alguma fartura e conforto, se compararmos ao passado terrível do nosso país, mas nada disso se transforma em melhoria dos índices, em aprendizado ou mesmo comprometimento desses jovens e suas famílias com os estudos. Pelo contrário, avançamos muito pouco ou nada realmente.
        Atualmente alunos da rede estadual (especificamente SP) recebem um kit de material escolar completo no começo do ano letivo, algo completamente impensável em décadas passadas, quando a miséria e a evasão escolar eram absurdas. Recebem, ainda, livros específicos e uma apostila para cada disciplina a ser estudada. A quantidade de material (pelo menos em papel) é grande e suficiente para pelo menos começarmos. Contudo, há ainda o desinteresse. O conteúdo é tedioso, chato e não inspira interesse. 
        Boa parte dessa "culpa", se é que se pode assim chamar o problema, é também dos professores. Aulas cansativas, abordagens enfadonhas e regras que visam apenas punir, controlar e conter, tornam tudo ainda mais fastioso. Na era da tecnologia e da informação é surreal exigir que crianças e adolescentes permaneçam sentados 5 ou 6 horas quietos, calados, copiando lições da lousa e preenchendo páginas e mais páginas do caderno (lembremos que isso sempre foi chato, desde a minha época nos anos 80, e continuará sendo).
       Se nesses mesmos anos 80 não tínhamos salas de vídeo, sala de informática e material escolar entregue pelo Estado no começo de cada ano, é bom lembrar que havia muito menos escolas do que há hoje. E a exclusão escolar era gigantesca. Sem falar da evasão,repetência e por aí vai...
       Vivemos tempos realmente difíceis, a violência e o fascínio das drogas, as distrações tecnológicas, tudo e muito mais impedem-nos de convencê-os de que aprender é importante, é bom, é prazeroso. E aprender, além de tudo, é melhor e mais importante que estudar simplesmente.

        Caos, o que você aprendeu sobre a vida hoje?