quinta-feira, 20 de março de 2014

Feriadão?

Serei eu o chato? 
Sim, pelo visto eu serei...





          Voltamos do feriadão de carnaval. Velhas piadas. Piadas sem graça. O mundo é mesmo um lugar muito chato de viver...
           Na sala e aula os pouco alunos presentes têm preguiça, todos vieram forçados ou pelo pai, ou pela mãe. Alguns por ambos. Cinco dias depois é difícil pegar o ritmo novamente... E eu pergunto: será mesmo necessário tantos feriados? Quem ganha com isso? Ou melhor: quem perde?
            Num país que sonha distante com o avanço, os feriados prolongados apenas minam esse sentimento junto a outros retrocessos. 
            Adoro feriado, é preciso que se diga, mas concordemos que eles deveriam ser melhor "agendados". Feirados numa quarta feira, por exemplo, não serve tanto quanto os feriadões de ou  dias que tanto amamos. U decreto presidencial e os feriados seriam postos SEMPRE às segundas ou sextas. Todo o comércio, indústria e escolas trabalhariam anos a fio nessa perspectiva. Nada de muitos dias paralisados, em casa, enquanto que noutros as folgas são incipientes. 
            Acredito que nas escolas o efeito seriam os melhores. Todo professor preocupa-se com o calendário letivo que esta sempre um passo à frente de nós. Ano após ano, o conteúdo NUNCA é perfeitamente estudado. Uma pena. Realidade.
            Caos à espreita. Ressaca de carnaval.