quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Medo?

            A escola tem medo de mudar. E esse medo é compreensível, afinal, pois estamos assim há alguns séculos (e é claro que alguém esta ganhando com isso, né?).
             Sempre que se tenta algo novo, que se busca um "complemento" para tornar as aulas melhores, mais interessantes e produtivas, professores sempre esbarram ante a desconfiança e as delongas acerca das "regras", das "impossibilidades", etc, etc, etc.
            E não apenas a escola tem medo de mudar, professores também. Ao menos em sua maioria isso é regra. Experimente falar de algo inovador, de uma ideia que deu certo ou tentar realizar um projeto interdisciplinar: é o caos certamente. Professores são tão resistentes quanto os alunos. É incrível.
            Mas independente das razões e das dificuldades, é sempre "interessante" avaliar como escolas e muitos colegas se fecham completamente em seu próprio mundo. Parecem ter medo, de certa forma, de serem eles também avaliados (o que é um bobagem, claro).
            Sonho com o dia em que poderei combinar uma aula sobre gráficos com o professor de Geografia (por exemplo), e trazer junto a Matemática e a História, falando de René DescartesRené Descartes e todo o contexto daquela época. Nenhum aluno mediano ficaria inerte ante o cruzamento dessas informações: várias disciplinas falando de um único tema. 
            Sim, isso é possível. Mas professores e escola têm medo. E esse medo prejudica a todos (invariavelmente) e faz professores adoecerem tanto quanto alunos emburrecerem ainda mais.
            Caos. Cansaço. Frio e poluição.