sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Escola dos sonhos




       Sempre brinco com os meus alunos que um dia terei minha própria escola (recomendo inclusive que matriculem seus filhos nela, daqui há 10 ou 15 anos). 
       Nessa escola, os professores serão obrigados a 'cruzarem' as matérias.
       Explico-me:
       Não faz sentido algum não interligar as disciplinas. Melhor seria se pudéssemos ensinar um mesmo assunto, um tópico único, analisados por ciências, história, matemática, geografia, inglês, artes, português, etc, etc, etc. 
       Porque não?
       Veremos, por exemplo, um século central. Vamos tomar o século XVIII (18, se você ficou com preguiça de pensar) e todas as matérias seguiriam esse período. Entra e sai professor, e o tema continua sendo o mesmo, só que sob a visão diversa de várias disciplinas escolares. Estudaríamos esse século sob todas as 'matérias' da grade, e saberíamos o que cada uma tem a nos ensinar acerca dessa época / evento / personagem.
       Ou então um tema central, uma espécie de tema único, algo específico como Era Moderna, Era Medieval, Era do Bronze, etc. As possibilidades são infinitas...
       Sinto-me um pateta explicando minha disciplina, totalmente descolada das demais, feito um extra terrestre tentando justificar uma e outra contradição.
       Como professor de Matemática, garanto que consigo fazer um link com todas as outras disciplinas. O que tornaria, tenho certeza, as aulas muito mais interessantes. Entretanto falta empenho, interesse e boa vontade. De todos.
       
       O caos é constante.