sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Pública x Particular


        Será mesmo assim?
        Não posso dizer sobre o passado mas, atualmente, as diferenças entre escola pública e privada são, efetivamente, bastante pontuais.
        Trabalhando há alguns anos em ambas, 11 horas por dia, posso afirmar que no final de tudo o ser humano ainda é o mesmo. Ou seja: o aluno.  
         A escola particular ainda passa a ilusão de qualidade "automática", o que não é verdade. Nos 2 ambientes vejo alunos capazes, extremamente inteligentes e sagaz, e uma maioria preguiçosa e desleixada. Tudo é igual em qualquer lugar.
        A principal diferença, então? A família.
        Se ela paga, cobra de ambos (aluno e escola). Se "não paga", faz de conta que se importa, e relega aos professores todo o resto. É triste, mas é assim.
       E tem outra diferença: a escola particular tem um "dono". Se uma parede é pichada, por exemplo, no mesmo instante toma-se uma providência. Até que o "culpado" seja responsabilizado e a pintura refeita. Em escola pública, a parede permanece suja por anos, sobrepondo sujeiras, outras pichações e rabiscos. É como se não tivesse um "dono", um gerente ou um responsável direto.
        É assim: caos.