sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Zero à esquerda

          A matemática ensinada nas escolas é burra, pouco intuitiva e formatada em moldes pouco inteligíveis. Na periferia a matemática é objetiva, rápida e sucinta. E os alunos precisam desse tipo de abordagem (tais como medições,contagem prática, mensurações objetivas, etc). Como professor e como ex aluno dessa mesma escola do Estado reconheço e vejo por dentro todas as dificuldades, especialmente quanto ao espaço para trabalhar e agir. Somos orientados e praticamente intimados a cumprir "metas", atingir números e índices, alcançar e superar gráficos de anos anteriores. Nos alunos, especificamente, pouco se pensa. Tudo vem mastigado e digerido já desde cima. Pouco ou nada (se o professor for seguir os ritos obrigatórios) se pode fazer quanto a intuição e inventividade. Daí você entende os motivos de a escola pública estadual ser tão ruim, especialmente em Matemática e outras disciplinas em exatas.

                 Caos, qual matemática você gostaria de estudar?