quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Falência

E o caos mostra seus primeiros suspiros finais. 


              O nosso sistema de ensino esta falido, já disse, e em seus últimos suspiros é possível notar o caos debatendo-se atordoado: professores brigando entre si; completo desinteresse entre o alunos; total alienação da direção e coordenação da escola (públicas e particulares).
              É notável, é visível, que por todas os lados há uma indiferença que é brutal e generalizada. O conhecimento escolar é totalmente dispensável. É supérfluo. E para nada serve ao alunos, já que estes possuem celulares modernos, tênis de marca e um conforto desproporcional. Vivemos tempo difíceis, portanto...
             Para piorar, há um processo cada vez mais seletivo lá fora que privilegia estudantes das instituições mais caras, de classes mais abastadas, que riem aos montes da nossa confusão. Sim, eu acredito muito nisso (eu riria, se estivesse no lugar deles).
             O caminho que nós estamos seguindo, professores, alunos e escolas, é um rumo sem volta; o de uma direção desordenada, caótica. Instituições de ensino fingem que ensinam, alunos fingem que aprendem, pais e Estado fingem que se importam. É mesmo o princípio do fim. É caos. E enquanto colégios particulares visam apenas o lucro, e escolas públicas primam pela incompetência completa, pela preguiça e desorganização, todos nós enquanto sociedade aguardamos pelo pior, pelo caos, pelo futuro de ineficiência que nos espreita.