quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Periferia carente é o c******!!

Parte 5 

                  A periferia carente e desprotegida do passado não se aplica mais hoje em dia. Temos problemas, sim, mas vida por aqui melhorou muito. Muito mesmo.
                  Algumas pessoas se incomodam demais com essa verdade, e outras faturam alto com esse estigma de "bairro coitadinho". Mas a realidade é outra, as casas estão equipadas com todo eletro eletrônico que se pode imaginar, os filhos andam bem vestidos, bem cuidados e, salvo exceções, há uma efevercência no dia a dia na periferia. Aqui tem de tudo, aqui acontece de tudo. De bom e ruim.

                 Dito isso fica claro que o principal problema é, ainda, a formação acadêmica e cultural dessas pessoas, há muito em defasagem...
                 E nós, professores que moramos e trabalhamos nesses lugares, lutamos demais para conseguir transformar essa realidade. Contudo, é notório que esse tipo de coisa [o avanço social através do conehcimento e dos estudos] não lhes interessa. Se há alguma carência na periferia, essa carência é de consciência. Consciência de que comprar carro, moto e geladeiras, TV de plasma e fazer churrasco para os amigos de vez em quando, não é um avanço social que se sustente. Ninguém vai muito longe só porque, de repente, passou a consumir mais e melhor. É preciso estudo, boa formação cultural, conhecimento profundo das coisas, para que os bairros avancem de verdade. E infelizmente, conforme vejo no dia a dia por aqui, essas ideias são recebidas com cansaço, preguiça e completo desinteresse.
                Espero sinceramente que as pessoas parem de imaginar a periferia como um "conglomerado" de pessoas necessitadas e à margem da sociedade. Eles têm tudo. E ao mesmo tempo não têm nada. E a culpa também é deles...



[ Clique no título da postagem para deixar o seu comentário!]