sexta-feira, 14 de junho de 2013

GAP


      Me parece muito claro que o passado nos deslumbra.
      As manifestações ocorridas essa semana, contra o aumento  de 20 centavos na tarifa de ônibus, mostram com clareza os integrantes de cenário: estudantes universitários, de faculdades públicas, bem nascidos, bem amparados, que na sua maioria não utilizam o ônibus como transporte (se assim fosse não pichariam ou ateariam fogo nos mesmos), e que precisam desesperadamente de uma causa que lhes faça jus. 
      Ao longo de boa parte do século 20, as universidades públicas foram o celeiro de grandes pensadores, pesquisadores e nomes dos mais variados ícones da nossa sociedade. Bem como na luta contra a repressão e ditadura militar. Mas, hoje, quais causas restaram para esses jovens? Eis a questão...



      Deve ser difícil, para eles, verem pelo retrovisor toda a história que os precede. A grandiosidade das lutas, a responsabilidade pelo avanço, a liderança e a vanguarda, sem imaginar-se como um rebelde sem causa.
      Então a prefeitura aumenta o valor da passagem, e tome protesto. E tome depredação, bancas de jornais, vidros, estilhaços e incêndios criminosos. Abaixo a repressão! Imperialistas! Lacaios subalternos do 1º mundo!
      Curioso ninguém reclamar assim das PEC's criminosas que tramitam na Câmara e Senado. Ninguém protestar contra a Aprovação Continuada, o fato de um garçom no Congresso ganhar mais que um médico e professor juntos, etc.
      Me lembro agora daquela imagem que ficará na história: a de um 'estudante' na USP protestando contra a PM (de novo?), usando roupa de marca , tomando cerveja e destruindo o patrimônio público. Ai, ai.
      A realidade é outra do lado da cidade.