sexta-feira, 21 de setembro de 2018


Aloha
Resultado de imagem para Aloha

          É comum ver professor dando aulas chatas, entediantes. Vejo isso muito mais do que gostaria. Nos anos 90 os meus professores davam aulas assim, longas, cansativas e rígidas como um quartel militar. Hoje, pouco ou nada mudou. Infelizmente.
          Renato Russo disse em Aloha, linda canção do disco A tempestade, que todo adulto tem inveja dos mais jovens... Eu não sei honestamente se é inveja, mas, de toda maneira, todo adulto enxerga o mundo sob a ótica da dor e do sofrimento. A própria crença religiosa, aliás, esta calcada no sacrifício e na penitência íntima. Se você não sofre, não aprende. Se não transpira, não há mérito na conquista. O aprendizado deixa de ser prazeroso para ter dor, fastio e irritação da rotina massante. Se um aluno sorri, brinca, gargalha, é sinal de que não esta aprendendo - pensam os professores - e certamente esta desviando o foco da "lição". Mas nos esquecemos que a "lição" é muito menos importante que o aprendizado, e este pode vir acompanhado de risos, gracejos e diversão. 
            Como isso pode se dar, na prática, sinceramente não sei. Mas sei que estou cansado de dar aulas como eram os meus professores nas décadas de 1980 e 1990: um porre excruciante.
          

           Caos, porque não se pode rir enquanto estuda?