terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Virtual?

A diferença entre termos. A diferença entre vidas e a informação que não utilizamos.

           Ciclo vicioso e Ciclo virtuoso?
           A simples diferença entre um e outro termo, e a inexplicável confusão que esta causa, mostra o quanto o vestibulando médio esta despreparado.


           Ouvi de alunos prestes ao vestibular essa e outras dúvidas primárias como se fossem abismos intransponíveis . Mas não o são. Elas apenas mostram o tipo de dificuldades que pairam sobre estudantes desmotivados, despreparados e socialmente alienados. Um bom livro, jornais, revistas e o hábito saudável de informar-se e de opinar solucionariam dúvidas assim. Pois, do contrário, como contextualizar a oposição entre vício e virtuosidade?

          Ouvi, aliás, que virtuoso tinha que ver com virtual. Expliquei que não. Insisti. Mas e difícil fazer-se entender. Alguns termos e expressões significam mais que a própria palavra. E expressões e significados mais complexos aprende-se sob um conjunto imenso de conhecimento, não apenas com dicionários, sinônimos e antônimos.

         Decepciona-me que jovens não apenas não compreendam tais significados absurdamente simples, mas, que, possuindo tantos meios possíveis para tal, os dispensem como a um arquivo de MP3 indesejado.