segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Regra de 3


           Num post de férias ("Eu já sabia", dia 9/7/13) falei de uma notícia assustadora: 90% do estudantes não sabem matemática... Incrível.
           Fui tirar essa história a limpo: fiz avaliações surpresas no Ensino Médio, em escola pública e particular, e o resultado foi aterrador. Os dados são mesmo alarmantes, tal qual descrito nas manchetes.
           Em instituições particulares os números indicam que quase 40% dos estudantes desconhecem qualquer indício do que é uma Regra de 3, por exemplo, enquanto que em escolas públicas esse dado chega aos 90% informados na reportagem. Em algumas salas, o índice foi de 100% (assustador é pouco).
           Senti-me responsável. Debati com os alunos, insisti e expliquei onde erraram, prometi refazer as avaliações (novamente de surpresa, claro) e lamentei com eles a minha decepção.
           É normal (mas não justificável) que adultos se esqueçam de como fazer uma regra de 3, por exemplo, bem como tantas outras coisas após saírem da escola. Entretanto, aceitar que estuantes (que lidam com essa prática no dia a dia) não saibam sequer improvisar um cálculo mínimo, é um terror completo. Isto é, caos.
           As razões para tanto podem ser muitas e de diversas fontes, mas uma delas é perene: o desinteresse pelo conhecimento é brutal. Apenas a minha tentativa em explicar já foi um estresse, a maioria não se importou com os resultados (em ambas escolas) chegando mesmo a rir e a fazer pouco caso da situação.
           Regra de 3 é conteúdo básico, assim como ler, escrever e calcular 2 + 2. Não é preciso "investimento do governo" para aprender regra de 3, é preciso boa vontade (de professores e alunos) e compreensão de que o conhecimento é importante.
           Se conhecimento, tudo é caos.