sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Escola é depósito de pequenos seres humanos  em desenvolvimento
Resultado de imagem para racismo
                    Reunião de pais em escola pública de periferia é sempre uma combinação inóspita de pessoas simples, apressadas e desinteressadas. Já entram avisando que têm pressa, que estão indo para o trabalho ou que estão no meio dele. A maioria querem apenas "assinar" a lista de presença. Na maioria das vezes evito longas divagações acerca das necessidades dos alunos (seus filhos) e tento ser o mais sucinto e objetivo possível, tentando tirar deles o que é realmente possível: consciência.
              Nenhum pai ou mãe fica insensível quando o professor argumenta que seus filhos são outras pessoas quando estão longe da casa e do olhar condenatório de seus responsáveis. Posso sentir o frio na espinha de cada pai, mãe, avô e avó me olhando nesse momento. Eu então tenho a atenção plena pelos próximos minutos. É tudo o que preciso para criar um vínculo e conquistar confiança e cumplicidade. 
             Não temos verbas, não temos equipamentos, nem banheiros decentes, nem alimentação decente (somos o Estado mais rico da nação, é sempre bom lembrar) e não temos nem mesmo famílias conscientes que saibam o quê, onde e como cobrar melhorias; os seus direitos mais básicos. Temos o caos à nossa volta tomando tudo, nos abraçando dia após dia. Outras duas alunas estão grávidas nesse semestre, nada podemos fazer quanto ao esclarecimento de meninos e meninas sobre a proteção sexual de forma incisiva. Menos ainda sobre drogas lícitas e ilícitas. Qualquer profissional que tente, por mais bem intencionado que esteja, seria rapidamente acusado de incentivo, incitação ou apologia. E é por isso  que o pouco de atenção que conquisto numa reunião, mesmo que por cinco ou seis minutos, é extremamente valioso e importante. E eu os uso com eloquentes pedidos de parceria, vigilância e participação na vida escolar desses pequenos.
           Na saída, é comum pais, mães e avós pedindo meu telefone pessoal para contato direto. Querem estar mais perto da educação dos filhos, apesar da pressa.


            Caos, escola é importante para você?