segunda-feira, 21 de abril de 2014

Tiradentes

Um mártir? 
Um revolucionário que lutou por justiça e igualdade?

Não. Apenas mais um feriado.


             Se perguntar sobre a páscoa parece um exercício inacessível aos jovens e adolescentes estudantes, imagina saber ao certo quem foi, o que fez e a real importância de Tiradentes?
               Mas as coincidências não param aqui. Como as crenças teístas, as histórias de Tiradentes foram também manipuladas em detrimento de interesses diversos. E nisso qualquer um pode encontrar uma boa razão para justificar o seu próprio desconhecimento, já que ninguém ao certo sabe o que realmente aconteceu.
               A imagem do homem imitando a face de Cristo, o heroísmo, a bravura e o despojamento, são apenas alguns poucos dos muitos equívocos históricos que nos fizeram acreditar. Afinal, entretanto, o que sabemos de fato sobre Tiradentes? Quem foi ele? Se não podemos afirmar contextos de há 150 anos atrás, como podemos confirmar tantos outros "fatos" ainda mais distantes no tempo?
               Tiradentes é como muitos outros pontos de nossa história, o nosso calcanhar de Aquiles, a contradição do que não sabemos ao certo, algo que não podemos ou não queremos saber exatamente...
               Hoje, para a maioria, 21 de abril não passa de um merecido feriado. Descanso do caos.