terça-feira, 7 de agosto de 2018

Os motivos de estudar

             Hoje uma aluna pequenina veio perguntar se eu poderia ajudar sua mãe com alguns exercícios de matemática, se possível, já que ela estava tentando se preparar para um concurso público onde o grau máximo de escolaridade exigido era o Ensino Médio. A aluna é um doce, educada, gentil, centrada e ajuda os colegas sempre que pode, e foi com essa mesma doçura e educação que veio a mim pedindo ajuda. Ainda não tive a oportunidade de conhecer sua mãe, apesar das inúmeras reuniões de pais, e não sei também se foi ela quem pediu que viesse até mim, mas é lógico que aceitei o pedido de auxílio sem pensar muito. Na imensa maioria das vezes uma pequena ajuda com conteúdos muito simples já é o bastante para fazê-los. 
             Sentei em minha mesa e fiquei pensando uns instantes: somos um país fragmentado, temos um déficit educacional horroroso no passado e uma situação atual deplorável. Nada indica que as coisas vão melhorar (os banheiros das escolas são um símbolo e tanto disso, se você quiser observar como o Estado determina que jovens e crianças devem ser tratados em momentos tão íntimos e pessoais como simplesmente usar o toalete).
               Quem estuda pouco ganha pouco, quem estuda mais ganha mais (ou, pelo menos tem maiores chances e oportunidades). E é óbvia e clara a relação direta que os estudos têm sobre a trajetória das pessoas. Em escola pública isso é bem comum, esses pedidos de auxílio feitos por parentes de alunos, tanto quanto o desinteresse e cansaço de outros alunos pela escola. 
            Todo esse cenário é por demais comovente para mim. Pais, filhos e filhas tentando melhorar de vida, vivendo a certeza de que o domínio sobre alguns números, cálculos e regras geométricas, o conhecimento das línguas, a sabedoria contida em alguns livros, pode e deverá certamente melhorar suas vidas. 
            Viver o dia na periferia, em escolas de periferia, não me deixa esquecer nenhum minuto de onde eu vim, o que eu sou e qual a minha vocação. Dar aula é o que eu sei fazer. Pais, filhos, alunos e afins. É maravilhoso olhar em volta e saber que você esta onde sempre quis estar.

            Caos, você precisa de um reforço aí?