quarta-feira, 3 de julho de 2013

Antes era melhor


     Ouço com muita frequência que a escola do passado era melhor. Desconfio muito disso.
     Primeiro porque sempre se faz esse tipo de analogia; meus pais acham que antes era melhor; eu acho que na minha adolescência era melhor (não acho); meus alunos pensarão assim no futuro...
     A escola podia até ser mesmo melhor, mas cabe uma reflexão:
     Ela era superlotada?
     Era de livre acesso a todos?
     Era para 'qualquer' um?
     Nããããããããããoooo.......!
     Eis a espinha dorsal da questão: a escola era seletiva, apenas uns poucos tinham a chance. E quando você não tem uma coisa, você a quer muito. Não é assim?
     Mas felizmente nós avançamos. A escola esta acessível, amplificou-se para todos. Entretanto, o que vemos dos alunos agora? Descaso, desinteresse, preguiça e complacência com o vazio...
     Pois bem. Observo meus alunos (Público e Privado) e vejo excessos notórios: roupas de marca, tênis que custam 2 ou 3 salários mínimos, iPhone, iPad, Tablet, viagens, presentes, etc., e nenhuma (ou quase nenhuma) contrapartida efetiva da parte deles para com o conhecimento.
     - "Ele tem tudo, não sei mais o que fazer!" - ouço dos pais.
     - "Desculpe-me dizer, mas talvez seja esse o problema" - eu respondo, nas reuniões.
     E as notas só pioram...
     Vislumbro no futuro uma escola efetiva, objetiva, além do mero ensino fundamental e médio... Vislumbro um lugar onde a descoberta seja o mais importante. E alunos menos mimados, menos cansados de nada fazer. Menos pacíficos e menos passivos. Mais altivos e curiosos, instigados. 
     É isso. Férias só começando!