quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SARESP

Estamos criando uma
geração de completos imbecis



               Estou na sala. As provas foram entregues há poucos segundos. Trata-se de um simulado objetivo para o SareSP, já que nem todas as séries realizam esse tipo de avaliação. 
             Aqui, onde estou, uma turma de pelo menos 22 alunos grita, berra e joga papéis, lixo e resto de comida uns nos outros. Minha "parceira" de empreitada, professora "X", se desespera e insiste para que se acalmem, que tenham civilidade e respeitem o horário estabelecido para a prova. É em vão. Ela parece não conhecer muito bem aquela sala e repete inúmeras vezes os pedidos de decência, respeito e educação que todos deveríamos trazer de casa. Totalmente sem sucesso.
         Eu conheço a sala, conheço cada uma daquelas pessoas, e sei exatamente qual é o "joguinho" que eles fazem para testar um professor inexperiente. Sei de tudo aquilo por que já passei pelo mesmo há alguns anos. É triste.
             A maioria limita-se a colocar o nome nos exames e assinalar qualquer coisa, responder qualquer alternativa sem o menor compromisso com as provas que receberam é mais que comum para eles. O caos definitivamente mora aqui. Estou mergulhado nele como num terreno pantanoso e lodento. Eles riem. Claro. Não têm perspectiva alguma do futuro. Têm no máximo 16 anos e já perderam a batalha. Estão prestes a encerrar o Ensino Médio e não planejam nada para si próprio.
              Esses alunos, aliás, são o néctar de uma geração que ascendeu socialmente. Que partiu da miséria para a pobreza. Todos têm tevê de LED em casa mas são incapazes de realizar uma simples divisão... [vide post's 95% (parte1) 95% (parte 2), para citar apenas alguns exemplos].
              Sim. Estamos criando uma geração de perfeitos imbecis. Máquinas que não pensam, que não raciocinam e têm preguiça de fazer tudo. "Seres abstratos" que não possuem opinião própria acerca de nada, que não escrevem bem, não calculam bem e não compreendem a sua própria importância sobre a face da Terra. Estão consumindo. E isso apenas basta. São compradores e receptores do que os outros pensam e produzem por eles. Nada mais lhes é interessante. Uma geração que garantirá o verdadeiro fracasso social e intelectual do Brasil durante muito tempo. Uma geração de estúpidos imbecis. E eu não consigo fazer nada para mudar.



[ Clique no título da postagem para deixar o seu comentário!]