quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O mundo esta dentro das escolas

Numa sociedade cretina e racista
o que há por dentro de suas escolas?




                 Racismo. Ódio. Segregação. Quase nada dentro da escola mudou desde a minha época de estudante. Os alunos negros ainda continuam sendo chamados de "neguinho", "neguinha" e outros nomes mais que nem vale a pena aqui dizer. Na hora de montar grupos de estudos ou para realizar trabalhos em sala, o menino negro ainda é último a ser escolhido. A menos que este seja muito popular ou o "palhaço" da turma. É ele também, na maioria das vezes, o "mais pobre" e o receptor dos piores apelidos e ofensas. 
           Uma pena, mas o mundo inteiro esta dentro das escolas. Especialmente com as suas atrocidades e degeneração.
             Esses dias alguém chamou um colega negro de algo inominável, eu imediatamente busquei-os para conversar. "Ele não liga não professor, a gente sempre chamou ele assim", disse o menino. Já o menino negro me olhava, com aquele olhar de "eu finjo que não me importo para eles me deixarem em paz". Eu nem soube direito por onde começar o sermão...
             Fala-se muito sobre o politicamente correto e as suas chatices, mas é sempre bom perguntar para alguém interessado se é agradável ser chamado de urubu e coisas assim. Eu acredito que não. E meninos e meninas ainda hoje abraçam os estereótipos que podem para sofrerem o menos possível, atendem por "Pelé" e outros títulos com dissimulação e uma falsa alegria. Apenas para não terem a sua situação piorada.
               Isso é ainda mais "curioso" num país de maioria negra e parda. Às vezes um simples tom "mais claro" da pele já é suficiente para se "safar". Enquanto lutamos por respeito e igualdade de direitos, muitos ainda ensinam aos seus filhos que é sempre bom "clarear" a família... Perdi a conta de quantas vezes já ouvi bobagens desse tipo.



[Clique no título do Post para deixar o seu comentário!]