quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Estúpido!

Cala a boca estúpido!

#Parte4


        Então concordamos que a maioria de nós é coadjuvante num mundo gigantesco, onde poucos fazem a verdadeira diferença... Não é mesmo?
           Se você disse "não! eu não sou coadjuvante! eu sou especial" e blá blá blá, é bem provável que você possua algum tipo de crença que lhe permita pensar assim. Se não, estamos talvez pensando na mesma direção.
         Ninguém sabe ao certo o que somos, de onde viemos e para onde vamos. Não há e nunca houve, até hoje, evidências empíricas que comprovem inconteste o verdadeiro sentido da vida. Cada um tem o seu próprio sentido, e cada ser humano é capaz de inventar suas próprias razões [umas mais loucas que as outras]. Para mim, que convivo com crianças, jovens e adolescentes, é gritante o fosso abissal que há entre o mundo minimamente ideal e a nossa realidade. Alunos reclamam da escola, professores reclamam de alunos [opa!], e todos reclamam da educação, da sociedade e do tudo: saúde, segurança e trabalho. 
         Eu, por aqui, penso que a escola resolve [sozinha] todos esses problemas. Vou repetir: TODOS os problemas podem ser resolvidos com a escola. Se não o for, é possível que reduza-os ao mínimo possível.
             Um jovem que gosta da escola, que se dedica ao máximo, lerá melhor e escreverá muito bem. Terá oportunidades especiais e resolverá [sozinho] uma série de problemas à sua volta, como desequilíbrio familiar, do bairro da cidade onde mora. E porque isso não acontece? Porque o mundo esta doente, porque estamos num desequilíbrio escroto. E nada [e nem ninguém] irá nos salvar. Simples assim.
         Se não isso, qual o motivo para políticos tão execráveis ainda continuarem se reelegendo ano após ano? Se sabemos o que é melhor, porque não o fazemos todos juntos? 
                                              [. . .]
            Sim, somos estúpidos demais para pensar em algo universal, que atenda a todos. Perdemos tempo e energia preocupados com a sexualidade do outro, com a cor da pele do outro, com o que o outro possui e eu não. Somos estúpidos. Macacos. Idiotas. Somos o pior dentro do melhor mundo possível.