segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O mundo esta dentro da escola

Numa sociedade cretina e consumista
o que há por dentro de suas escolas?

            Segunda semana de aula. O ano letivo nem bem começou e eu já me deparo com o típico aluno moderno de escola pública de periferia: o "estudante outdoor".
            Ele não se importa em não saber ler corretamente, de não escrever ou calcular ao menos o básico. Para ele é muito mais interessante ostentar boné, tênis e camiseta de marcas "famosas". E, claro, o indefectível telefone celular ultra moderno que em suas mãos mais parece um troféu. Essa praga moderna, dentro das salas de aula, que inferniza nossas vidas completamente....
           Olho para esses alunos e alunas e penso: o que leva um pai e uma mãe a "presentear" o filho com um aparelho de quase 2 mil reais? Porque tanto esforço por nada? A maioria deles têm empregos com salários indignos, sofre o diabo para dar conforto e segurança aos filhos, e a "melhor" coisa que podem dar a filho é um aparelho celular?
                O aluno esta lá, no fundo da sala, em seu caderno há muito pouco ou nada anotado. Ele é incapaz de realizar uma divisão simples, ou de distinguir verbo de substantivo. Mas o aparelho em seu poder ora recebe, ora envia fotos de si mesmo exibindo suas marcas. Para ele não há mais nada no mundo, esta completo o seu entorno. Com as meninas ocorre o mesmo, ou ainda pior: a satisfação da imagem que lhes exigem de ser bonita, de ser magra, de ser loira, de ser rebelde e descolada, de ser melhor e superior a todas as outas, preenche todo o seu dia efetivamente... 
               Estudar? Para quê?!
            Nenhum jogador de futebol precisou estudar. Nenhuma celebridade, rapper ou miss bumbum se vangloria de saber ler, escrever e calcular minimamente. Eles são estrelas e só precisam disso.



[Clique no título do Post para deixar o seu comentário!]