segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Aula particular

Professor particular2Como assim??




            Eu leciono para um número imenso de alunos. Eu ouço todos os dias sobre suas dificuldades (pretensa dificuldade, aliás, pois vejo muito pouca prática e tentativa). E eu recebo pedidos diversos para dar aulas particulares a esses mesmos alunos. Mas como isso é possível? Como isso seria possível?
           Se os alunos estudassem um pouco mais, dedicassem-se um pouco mais (algo além do mínimo, claro) tudo ficaria mais fácil. Entretanto, a gigantesca maioria não estuda de verdade. Não se dedica e, contudo, limita-se aos 20% do básico (e olhe lá). Então seria correto cobrar-lhes por aulas particulares? Seria ético ensinar-lhes na escola e, após algumas horas daquele mesmo dia, ensinar-lhe novamente o mesmo conteúdo duas vezes?
        Em via de regra sempre recuso as solicitações de aulas particulares de estudantes que já são meus alunos. Acho mesmo esquisito aceitar. E esquivo-me com justificativas quaisquer.  Mas sempre sou questionado a respeito e, indeciso, ainda assim não consigo me fazer claro: não acredito ser correto cobrar duas vezes para dar a mesma aula, às vezes no mesmo dia, do mesmo assunto e ao mesmo aluno. Se este tiver dúvidas, questionamentos ou quaisquer dificuldades, que as esclareça em minhas aulas regulares, dentro da escola, e que resolvamos juntos todas as possíveis pendências.  
        Mas o que ocorre é justamente o contrário: alunos dedicam-se muito pouco no horário regular das aulas e, como uma desculpa dos pais, recorrem às aulas de reforço como se apenas isso fosse resolver. Acho mesmo esquisito essa coisa toda. Tô fora. Tô no caos.