É Aprender, idiota!
Não apenas estudar.
Hoje o programa Roda Viva, TV Cultura, abordou no centro o tema da Educação. E a questão da aprendizagem e não apenas "estudar" foi tocada de maneira intensa e, a meu ver, correta. Alunos estudam matérias demais, conteúdos demais e aprendem de menos. O resultado, sempre digo aqui, é desânimo, desinteresse e indisciplina dentro do ambiente escolar. Ninguém parece compreender a simplicidade e a grandiosidade desse problema: se você não gosta do que estuda, não aprende. Simples assim.
Eu (como professor) quebro a cabeça tentando imaginar formas e práticas de criar uma aula interessante, ainda mais sabendo que a minha matéria (matemática) é um baita tédio para a imensa maioria dos alunos - o próprio Roda Viva trouxe a informação aterradora de que 93% dos jovens saem do Ensino Médio sem saberem o adequado nessa disciplina. É aterrador. É horripilante. E é comigo.
"Adequado" significa compreender, operar e solucionar questões simples e medianas utilizando a matemática como ferramenta. Vejo todos os dias esse déficit crescer ao longo dos anos escolares, o aluno não estimulado a pensar desde muito cedo não é desafiado, e acumula longas e intermináveis lacunas do saber por inacreditáveis 12 anos de estudos (isso quando não abandona a escola antes mesmo de terminar).
Aprendemos muito mais fora da escola que dentro dela. Sempre penso nisso. Olho os alunos realizando cálculos e tentando compreender a lição nossa de cada dia e também penso nisso. Qual a solução? Há muitas e boas possíveis. Mas precisamos de boa vontade (não apenas do governo, distante, ausente) e especialmente dos próprios professores e, acima de tudo, dos gestores da escola (nossos chefes). Aí sim estão as viabilidades de estratégias.
Nós, o pessoal que esta na linha de frente, professores e gestores de escolar, somos parte deste problema. E também a possibilidade real de melhoria.
Caos, você esta entre os 7%?