sexta-feira, 17 de maio de 2013

Caos total

       É incrível o quanto uma sala de 5ª série pode se parecer com a nossa Sociedade: barulhenta, egoísta e desorganizada.
       Entro na sala para a primeira aula. É sempre a pior de todas (antes da última). Peço a sala que se organize em todas as aulas (trabalho somente com grupos distintos), repito TODAS AS AULAS e isso fico bem claro. Apenas isso. O resto é caos.
       Os alunos arrastam cadeiras e mesas, provocam empurra-empurra. Os menores sofrem, os maiores xingam (sim, eles xingam muito) e lá se vão 10 minutos preciosos. O mesmo se perde ao final, quando preciso entregar a sala “organizada” ao próximo professor. Caos total.
       Se fizessem estudos antropológicos observando as salas de aulas de 5ª séries, provavelmente compreenderíamos melhor a nossa sociedade. Ela é raivosa porque alunos de 10 anos são raivosos. O será o inverso? Não, nisso eu não creio.
      Explico o objetivo daquele dia. Repito as regras de silêncio e colaboração. Nada de banheiro e água, por enquanto. Sinto que sou ouvido por poucos. Logo tudo são gritaria e confusão, ninguém se entende. Quando então alguém vem me pedir, não tão delicadamente, se pode usar banheiro. Eu permito. Fazer o que. 
       O caos social esta aqui. Será que ninguém vê isso?