quarta-feira, 15 de agosto de 2018

idêntico
Resultado de imagem para palavra
          Hoje um aluno me perguntou como se escrevia a palavra idêntico, dentro de um contexto específico, quando estudávamos semelhanças entre figuras geométricas. Comecei a refletir sobre a estranheza das palavras, seus sons, formas opostas de escrita, os acentos e todas as suas nuances. Me lembrei de ter esse mesmo pensamento aos 7 anos de idade, ainda na primeira série - lá nos anos de 1980 - especialmente sobre a palavra muito.
         Muito, para mim, tinha um som estranho e esquisito. Nunca entendi porque a letra i tinha som de n ou m. Duvidei completamente de um colega quando me ajudou a escrever, olhei a grafia, relutei, mas por fim me deixei convencer. Mas até hoje, honestamente, ainda considero essa uma das palavras mais toscas e discrepantes entre escrita e pronúncia. 
        Na aula seguinte outra aluna quis saber se escrevia a palavra ouro com L ou com U mesmo. São essas as dúvidas simples que preenchem o dia a dia deste que vos escreve. Mas, para mim, a todo momento o mais surpreendente é lembrar que esses seres pequenos têm um longo caminho pela frente, e que dependem de nós para "preencher" os espaços com informações e inspirações da melhor forma possível.

         Caos, você não usa acento?