quinta-feira, 16 de agosto de 2018

O mundo é melhor escola 
que a própria escola.
Resultado de imagem para greve
          Esse raciocínio simples sempre me incomodou demais. A escola deveria ser o lugar onde os horizontes se ampliam, onde descobrimos parte significativa do que somos e do que podemos ser. Mas não. Ela é chata, cansativa e pouco estimulante. Todo o resto é indisciplina, tédio e bullying.  
         Pessoalmente aprendi muito mais fora que dentro da escola. É aterrador imaginar que tudo o que entendi e me interessei sobre geopolítica, história e arte/cultura aconteceu do lado externo dos muros escolares. O mesmo se deu com a matemática, aquilo que curiosamente hoje paga minhas contas. A universidade e o porre de todas as aulas contribuíram em muito para que exercitasse o máximo que pudesse como não ser um pé no saco. Se não sou o melhor professor, ao menos tento não me parecer com nenhum dos que eu tive ao longo da vida.
         O conhecimento teórico é aborrecedor, a vida é muito mais colorida. As lições são horríveis, o mundo lá fora é encantador. A realidade em sala de aula entorpece até mesmo os mais dedicados e capazes, o dinamismo das novas tecnologias é atraente, interessante, fascinante. Somos (a escola) exatamente o oposto do significado de "legal". Procure no dicionário a palavra porre e lá estará uma foto nossa, repetindo a cantinela de que estudar é importante, blá-blá-blá. 
         Escola, professores e gestores precisam urgentemente compreender qual deve ser a escola moderna e eficiente, ou todos perderemos os nossos empregos em breve.
         Caos, os alunos estão todos na porta de entrada da escola fazendo greve. Querem que que gente saia.