quarta-feira, 22 de agosto de 2018

O número gay
Resultado de imagem para 24

          Se você tem uma certa idade sabe bem o que esse número pode significar, e especialmente para os meninos ele pode representar um palavrão ou uma ofensa. Ninguém nunca quis que o seu número na sala, por exemplo, fosse 24. Seria um ano inteiro de zoações e um inferno astral constante a cada chamada. Contudo, e é engraçado, hoje essa conotação não tem o mesmo sentido e escárnio de antes. Tenho alunos meninos que são 24 e nem ele, e nem os demais colegas, têm qualquer ideia de qualquer significado depreciativo do termo. Um avanço? Sinceramente não sei.
          Essa geração encara melhor que a minha ser xingado de gay, veado ou coisa parecida. Há uma disseminação maior acerca dos direitos do outro, da compreensão do outro, e tudo isso é muito bom. Estamos bastante longe ideal (é lógico) mas posso garantir que avançamos. Especialmente quando o assunto é auto aceitação. Nem os próprios meninos que já se entendem como gays conhecem exatamente o significado ofensivo do número 24, talvez nunca tenham ouvido falar. E é melhor que assim seja.
        Pensar sobre isso me assustou um pouco, me fez lembrar o quanto fui criado num meio preconceituoso, racista e homofóbico. E, ainda assim, sobrevivi a todos e a tudo. Graças ao bom senso e à observação simplista do mundo (como tudo deve ser, aliás).

           Caos, você é uma bichinha?